Publicidade

Diversificação impulsiona cultivo de amendoim e consolida Mato Grosso do Sul como o 2º maior produtor do país

Conhecido por sua forte produção de soja, pecuária e celulose, Mato Grosso do Sul vem ampliando a área plantada de amendoim, consolidando-se como o segundo maior produtor da leguminosa em casca do Brasil, atrás apenas de São Paulo.

O cultivo, antes restrito a pequenas propriedades da agricultura familiar, atingiu 21 mil hectares na última safra e tem previsão de ultrapassar 40 mil hectares em 2024/2025, segundo estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A expansão da cultura do amendoim faz parte de uma estratégia de diversificação agrícola promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

2º Dia do Amendoim destaca crescimento da cultura no Estado

Durante a abertura do 2º Dia do Amendoim, evento realizado na sexta-feira (24), em Glória de Dourados, o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta, apresentou as ações governamentais para impulsionar o setor.

Voltado para agricultores locais, o evento reuniu mais de mil participantes e trouxe palestras de especialistas e debates sobre inovação no cultivo do amendoim.

Beretta destacou que o Estado vem investindo na atração de indústrias de beneficiamento, estimulando a industrialização da cadeia produtiva.

“O amendoim começou a ganhar força há quatro anos, quando passamos a incentivar os produtores e promover eventos técnicos. Já conseguimos atrair uma empresa para fazer o beneficiamento no Estado e queremos expandir ainda mais. Fechamos 2023 com mais de 20 mil hectares plantados e, conforme a previsão da Conab, este ano ultrapassaremos 40 mil hectares. Há muito potencial para crescer”, afirmou o secretário.

Além da industrialização da produção, o cultivo do amendoim vem sendo apontado como alternativa para a recuperação de áreas de pastagem e plantio em terrenos arenosos, onde o risco para a soja é maior.

“O amendoim é uma excelente opção para essas áreas, além de se integrar bem com culturas como a cana-de-açúcar. Com o apoio de instituições de pesquisa e assistência técnica, conseguimos um crescimento sustentável, aliado à adoção de tecnologia e práticas que reduzem riscos”, acrescentou Beretta.

Alternativa para a safra de verão e atração de indústrias

O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, ressaltou que o amendoim vem se consolidando como uma cultura estratégica para a safra de verão no Estado.

“Temos áreas irrigadas e de sequeiro, e talvez sejamos o Estado com a maior taxa de crescimento do plantio de amendoim no país”, afirmou Verruck.

Ele destacou a chegada da indústria de beneficiamento de amendoim da cooperativa Casul, que está sendo implantada em Bataguassu.

“A Casul é uma exportadora tradicional de amendoim e sua instalação em Mato Grosso do Sul cria um encadeamento produtivo. Hoje, indústrias alimentícias do Estado processam amendoim vindo de outros estados, mas queremos que a produção local atenda essa demanda”, explicou Verruck.

Segundo ele, eventos como o Dia de Campo são essenciais para apresentar tecnologias, rentabilidade e oportunidades do setor.

“O amendoim tem grande potencial de integração com a reforma de canaviais, como já ocorre em São Paulo. Isso amplia ainda mais as possibilidades para os produtores sul-mato-grossenses”, concluiu.

Números do crescimento da produção

📌 Área colhida prevista para 2024/2025: 42,3 mil hectares (+99,5% em relação a 2023/2024)
📌 Produção estimada para 2024/2025: 95,7 mil toneladas (+126,5% em relação à safra anterior)

Os dados confirmam que Mato Grosso do Sul avança rapidamente na produção de amendoim, consolidando-se como uma das principais forças do setor no país.

compartilhe nas redes sociais

Publicidade

Destaques:

Força Tática recupera carro furtado no Ano-Novo em Dourados

Um veículo furtado no dia 1º de janeiro foi localizado na noite de quinta-feira (2) por uma equipe da Força

Escolas de Dourados adotarão atendimento humanizado aos pais durante matrículas

Durante a primeira reunião com o secretariado, realizada na manhã desta quinta-feira (2), o prefeito de Dourados, Marçal Filho, enfatizou

UEMS abre concurso público com 18 vagas para docentes em diversas áreas

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) anunciou a abertura de inscrições para o Concurso Público de Provas

Funsaud passará por auditoria e atuará em sintonia com a Secretaria de Saúde

No primeiro dia útil de seu mandato, o prefeito de Dourados, Marçal Filho, reforçou a necessidade de uma atuação integrada

Marçal Filho reúne secretariado no primeiro dia de trabalho e cobra ações imediatas

Mesmo com ponto facultativo decretado para os dias 2 e 3 de janeiro na Prefeitura de Dourados, o prefeito Marçal

Destaques:

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inicia na próxima segunda-feira (6) o período de

Inscrição para pré-matrícula na Rede Municipal de Dourados começa na segunda-feira

Johnes Aniceto Santana foi nomeado como novo coordenador da Defesa Civil de Dourados. A nomeação foi oficializada por meio do

Prefeito Marçal Filho nomeia novo coordenador da Defesa Civil em Dourados

Um veículo furtado no dia 1º de janeiro foi localizado na noite de quinta-feira (2) por uma equipe da Força

Força Tática recupera carro furtado no Ano-Novo em Dourados

Publicidade

Publicidade

Leia Também:

Dois irmãos, de 19 e 24 anos, foram presos na tarde desta quarta-feira (1º) na Praça Antônio João, no centro

Irmãos são presos na Praça Antônio João por furto e ameaças a pedestres

A Polícia Civil segue investigando a morte de Marcos Antônio Pereira, de 45 anos, encontrado sem vida em um banheiro

Homem encontrado morto em posto de combustível sofreu agressões antes de falecer, aponta investigação

Leia Também:

Um jovem de 20 anos foi vítima de um assalto na noite de quarta-feira (1º) enquanto retornava para casa. O

Jovem é assaltado e perde dinheiro e celular no centro de Dourados

Uma jovem de 25 anos foi vítima de um ataque na noite desta quarta-feira (1º), em Dourados. Ferida, ela buscou

Jovem ferida após ataque com machadinha pede socorro em igreja

Leia Também:

Na manhã desta sexta-feira (3), um acidente envolvendo uma motocicleta Yamaha e uma carreta Scania foi registrado no cruzamento das

Idoso fica ferido em acidente entre moto e carreta na Major Capilé, em Dourados

Johnes Aniceto Santana foi nomeado como novo coordenador da Defesa Civil de Dourados. A nomeação foi oficializada por meio do

Prefeito Marçal Filho nomeia novo coordenador da Defesa Civil em Dourados

Um homem foi vítima de furto enquanto fazia compras em um supermercado localizado na Rua Antônio Freire, no bairro Jardim

Homem tem celular e R$ 4 mil furtados em supermercado de Dourados

Envie sua Notícia, Denuncia, Sugestão... para nossa Equipe.