Publicidade

Governo prevê redução nos preços dos alimentos com nova safra

O governo federal espera uma redução no preço dos alimentos com a entrada da nova safra deste ano. A previsão foi destacada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), nesta quarta-feira (22).

“Nossa expectativa é de que a safra seja muito melhor, com aumento na produção de diversos alimentos, contribuindo para a queda nos preços”, afirmou Costa.

Atenção aos preços e comportamento do consumidor

Apesar da projeção positiva, o ministro alertou que a redução nos preços pode ser afetada pelo comportamento do mercado e dos consumidores. Segundo ele, com o aumento do poder aquisitivo, há uma tendência de que comerciantes testem novos valores para verificar até onde o consumidor está disposto a pagar.

“Se os preços subirem na mesma proporção dos salários, o aumento do poder aquisitivo perde efeito. Por isso, é essencial que os consumidores pesquisem e negociem para evitar reajustes desnecessários”, destacou.

Prioridade do governo

A preocupação com a inflação dos alimentos foi um dos temas centrais da primeira reunião ministerial de 2025, realizada na segunda-feira (20). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que a redução dos preços será uma das prioridades do governo federal neste ano.

Segundo Rui Costa, a alta nos preços dos alimentos no último ano foi impulsionada por fatores climáticos, que comprometeram a produção em diversas regiões do país. Com a recuperação da safra, o governo espera que a maior oferta de produtos contribua para equilibrar o mercado.

“Precisamos comunicar esses avanços à população, explicando as relações entre economia, safra e preços, garantindo que a melhoria do poder aquisitivo não seja neutralizada pela inflação”, explicou o ministro.

Fake news e comunicação do governo

Durante a entrevista, Rui Costa também abordou os desafios da comunicação governamental, especialmente diante da disseminação de fake news. Ele destacou que a desinformação tem se tornado um problema global e que o governo precisa reforçar seus canais oficiais para evitar a propagação de notícias falsas.

“O mundo inteiro, e não apenas o Brasil, enfrenta o desafio de lidar com redes sociais que nem sempre se comprometem com a verdade. Isso enfraquece a credibilidade da informação, pois as pessoas já não sabem mais o que é real e o que é falso”, afirmou.

O ministro citou o recente episódio envolvendo o Pix, onde surgiram boatos sobre uma suposta taxação de transferências. Segundo ele, o governo nunca cogitou essa possibilidade, mas a desinformação ganhou força antes que a versão oficial fosse divulgada.

“O Pix nunca será usado para apuração de renda ou cobrança de impostos. Esse episódio deixou claro como precisamos nos antecipar às fake news para que a verdade prevaleça antes que a mentira se espalhe”, enfatizou.

Centralização da comunicação oficial

Para lidar com o problema, o governo pretende unificar e aprimorar a divulgação de suas políticas públicas antes de anunciá-las oficialmente.

“Não se trata de criar barreiras ou burocratizar a comunicação, mas sim de garantir que as informações cheguem à população de forma clara e verdadeira”, explicou Rui Costa.

Ele reforçou o pedido para que os cidadãos acompanhem as informações pelos canais oficiais do governo e da EBC, evitando cair em desinformações.

“O objetivo é fortalecer o diálogo com a sociedade e garantir que as pessoas tenham acesso a informações corretas, baseadas em fatos”, concluiu o ministro.

compartilhe nas redes sociais

Publicidade

Destaques:

Sandra Giselly assume presidência interina da Funed em Dourados

A Fundação de Esportes de Dourados (Funed) está sob nova liderança. Sandra Giselly Amaral Assunção foi nomeada Diretora-Presidente interina da

Jovem é assaltado e perde dinheiro e celular no centro de Dourados

Um jovem de 20 anos foi vítima de um assalto na noite de quarta-feira (1º) enquanto retornava para casa. O

Irmãos são presos na Praça Antônio João por furto e ameaças a pedestres

Dois irmãos, de 19 e 24 anos, foram presos na tarde desta quarta-feira (1º) na Praça Antônio João, no centro

Jovem ferida após ataque com machadinha pede socorro em igreja

Uma jovem de 25 anos foi vítima de um ataque na noite desta quarta-feira (1º), em Dourados. Ferida, ela buscou

Câmara de Dourados cria 14 novos cargos para atender novos vereadores

A Câmara Municipal de Dourados aprovou, nesta quarta-feira (1º), durante Sessão Extraordinária, a criação de 14 novos cargos de Assessoria

Destaques:

Durante a primeira reunião com o secretariado, realizada na manhã desta quinta-feira (2), o prefeito de Dourados, Marçal Filho, enfatizou

Escolas de Dourados adotarão atendimento humanizado aos pais durante matrículas

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) anunciou a abertura de inscrições para o Concurso Público de Provas

UEMS abre concurso público com 18 vagas para docentes em diversas áreas

No primeiro dia útil de seu mandato, o prefeito de Dourados, Marçal Filho, reforçou a necessidade de uma atuação integrada

Funsaud passará por auditoria e atuará em sintonia com a Secretaria de Saúde

Publicidade

Publicidade

Leia Também:

Leia Também:

Leia Também:

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) anunciou a abertura de inscrições para o Concurso Público de Provas

UEMS abre concurso público com 18 vagas para docentes em diversas áreas

Mesmo com ponto facultativo decretado para os dias 2 e 3 de janeiro na Prefeitura de Dourados, o prefeito Marçal

Marçal Filho reúne secretariado no primeiro dia de trabalho e cobra ações imediatas

Na quinta-feira (2), um caso de lesão corporal dolosa foi registrado na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) em Dourados,

Homem registra ocorrência após ser agredido pela companheira em Dourados

Envie sua Notícia, Denuncia, Sugestão... para nossa Equipe.