A partir deste 1º de janeiro, a Câmara Municipal de Dourados inicia um novo ciclo com a posse de 21 vereadores eleitos em outubro. O legislativo municipal passa a contar com dois parlamentares a mais em relação à legislatura anterior. Entre os empossados, dez ocupam o cargo pela primeira vez, enquanto um retorna após um intervalo de quatro anos.
Entre os novos nomes, destacam-se os dois vereadores mais votados da cidade: Isa Marcondes (Republicanos), com 2.992 votos, e Franklin Schmalz (PT), que obteve 2.452 votos. A lista de estreantes também inclui Dalton (PT), Edson Souza (União Brasil), Sargento Prates (PL), Karla Gomes (Podemos), Dill do Povo (União Brasil), Ana Paula Benitez Fernandes (Republicanos), Alex Cadeirante (PSDB) e Inspetor Cabral (PSD). Pedro Pepa (União Brasil) retorna à Casa de Leis após atuar como vereador entre 2012 e 2020.
Para os novos parlamentares, a fiscalização dos serviços públicos é um objetivo comum. Franklin Schmalz, de 30 anos, formado em Relações Internacionais e com mestrado em Sociologia, assume o cargo com a expectativa de corresponder à confiança dos eleitores.
“Pretendo construir um mandato transparente, fiscalizador, participativo e popular, bandeiras que defendi na campanha. Agora é o momento de transformá-las em realidade. Vou buscar diálogo com a Prefeitura e articular ações com os governos estadual e federal para atrair recursos e projetos para Dourados. Espero que meus colegas de Câmara também estejam comprometidos em trabalhar pelo bem da cidade”, afirmou.
Ademar Cabral de Araújo, conhecido como Inspetor Cabral, de 46 anos e integrante da Guarda Municipal, assume a função após quatro tentativas eleitorais. “Esse é um projeto que Deus colocou em nossas vidas e queremos representar todos os eleitores, independentemente de quem votou em mim. Nossa expectativa é trabalhar muito, fazer o papel real do vereador, que é fiscalizar, legitimar e contribuir para que o prefeito e secretários possam cuidar da cidade, que precisa de muita dedicação”, declarou.
Dalton Santos Ribeiro, empreendedor de 38 anos, foi eleito em sua primeira candidatura e já tem planos para os primeiros dias de mandato. “Apesar de ser minha primeira eleição, já atuo na política há algum tempo. Neste momento inicial, quero buscar emendas junto aos deputados federais para investir na cidade em diversas áreas. Já temos um cronograma de dez dias para apresentar algumas ações e requerimentos”, afirmou.
Após a cerimônia de posse, os vereadores elegeram a Mesa Diretora para os próximos dois anos. A presidência ficou com Liandra Brambilla (PSDB), tendo como vice-presidente Inspetor Cabral (PSD), primeiro secretário Rogério Yuri (PSDB) e segundo secretário Márcio Pudim (PSDB). A primeira Sessão Ordinária da legislatura 2025 está prevista para o início de fevereiro.